sábado, 22 de agosto de 2009

Um mercenário alemão nos garimpos de Lavras do Sul

Vista de Porto Alegre em 1852 (aquarela de H.R.Wendroth)


Há alguns anos, recebi de presente de meus pais um portfolio editado pelo Governo do Rio Grande do Sul com a coleção de 46 aquarelas de Hermann Rudolph Wendroth. Essas obras têm grande significado para os gauchos pois retratam usos, costumes e paisagens urbanas e da campanha gaucha como a que retrata o boi, o cavalo, a carreta, o gaucho e o escravo e algumas cenas satíricas da década de 1850.

Beldades brasileiras, Caçada do boi, Viagem no Brasil (aquarela de H.R.Wendroth)


Esse alemão, imigrou para o Brasil como mercenário contratado pelo governo imperial brasileiro para a Campanha contra Rosas, o caudilho argentino da ocasião. Chegou no Rio de Janeiro pelo navio "Hamburg" e pouco tempo depois foi enviado para o Rio Grande do Sul com seu batalhão. O álbum contém um mapa com o itinerário da Legião Alemã que serviu no RGS e uma carta da Provincia de São Pedro do Rio Grande do Sul de 1856, com detalhes da hidrografia e orografia.
Wendroth percorreu toda a Província e em certo momento esteve em Lavras do Sul, onde permaneceu algum tempo garimpando ouro.
Minha residência em Lavras (minas de ouro) (aquarela de H.R.Wendroth)

E aí está a maior surpresa da coleção pois durante sua permanência no garimpo de ouro de Lavras do Sul, ele desenhou belos croquis e secções com detalhes interessantes da mineralização e dos granitos encaixantes.
É também muito interessante a observação com detalhes que ele fez da porção superficial dos veios de quartzo, fragmentando-se e decompondo-se sob o efeito do intemperismo.


Perfil das minas de ouro em Lavras (aquarela de H.R. Wendroth).




A legenda, identifica detalhes dos veios de quartzo com e sem ouro, os tipos de granito com e sem veios de quartzo aurífero.

Legenda do Perfil Nº 1, Detalhe da Figura nº 141 (aquarela de H.R. Wendroth)






Após sua morte que aconteceu aproximadamente em 1860 em Porto Alegre ou Buenos Aires, o álbum de aquarelas foi parar nas mãos de F.A. Buhlmann que o ofereceu à D. Pedro II deixando à mercê da magnanimidade do monarca o estabelecimento do preço. Não se sabe o valor pago, mas D.Pedro II comprou-o e o album foi dado à Princesa D. Isabel como presente. Posteriormente, esse livro branco encadernado e com lombada em couro foi herdado pelo Príncipe D. Gastão de Orleans e Bragança e hoje faz parte do Arquivo da Casa Imperial do Brasil em Petrópolis.

5 comentários:

  1. Quantas informações interessantes...
    Cheguei aqui por acaso e fiquei encantada com as aquarelas e com as histórias relatadas!

    ResponderExcluir
  2. nossa, é tudo que eu preciso para meu trabalho do curso
    técnico em segurança do trabalho informaçoes corretamenes uteis e aproveitaveis para profundar-mos nos conhecimentos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. MUITO BOM ADOREI PARABENS ME AJUDOU MUITO NAS FOTOS E NA ESCRITURA A MINHA NOTA DE 1 A 100 É 1000 POR QUE VCS MERECEM MAIS AINDA

    ResponderExcluir