sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Angélica, a Marquesa dos Anjos


Mas que diabos ! O que Angélica, A Marquesa dos Anjos, literatura de gosto duvidoso tem a ver com um blog de exploração geoquímica. Por incrível que pareça, muito a ver! A série que incluiu a Marquesa dos Anjos, os Fantasmas, Intriga Diabólica e muitos outros, fez sucesso nas décadas de 1950 a 1980 e foi escrito pelo casal Anne e Serge Golon, ambos pseudônimos.
Anne Golon, nascida Simone Changeux em 17 dezembro de 1921 em Toulon, filha do capitão de marinha Pierre Changeux, escreveu seu primeiro livro aos 18 anos e recebeu de amigos, apreciadores de seu talento de romancista, o pseudônimo de "Troubadour". Posteriormente, sob os pseudônimos de Joëlle Danterne, Anne Servoz e Dominique Ponmain, ela escreveu alguns best-sellers como «Au Pays de Derrière mes Yeux», «Le Caillou d’Or» e «Master Kouki» (que confesso, não li nenhum deles). Foi diretora de cinema, cenógrafa e fundadora da revista France 47, sucedida pela France Magazine e em certo momento resolveu viajar e escrever reportagens na África.
Já Serge Golon, nasceu Vsevolod Sergeivitch Goloubinoff em 23 de agosto de 1903 em Boukhara, no Turkestão, naquela época território do Império Russo onde seu pai Sergei Petrovitch Goloubinov era representante diplomático do Czar. Com dez anos, Vsevolod conheceu um espião alemão que também era prospector no lago Ourmiah, que lhe transmitiu a paixão pela mineralogia. Enviado para estudar em Sebastopol, estava na Russia no período da Revolução de 1918. Como filho de aristocrata tentou alistar-se o Exército Branco mas não foi aceito pela idade. Refugiou-se na França onde reencontrou a familia. Em Paris, graduou-se em engenharia de minas, prospecção geológica e mineralogia química, tendo sido o mais jovem estudante a receber o titulo de Doutor em Ciências da França. Trabalhou com prospecção de cassiterita na Indochina e de ouro na Africa. Em 1937, apadrinhado pelo Acadêmico M. Louis de Launay, Vsevolod Sergeivitch Goloubinoff apresentou à Academia de Ciências da França uma breve comunicação que trata de técnicas e resultados da exploração aluvionar "Sur la prospection géochimique differentielle des gîtes mineraux" (Acad. Sci. Paris. Comptes Rendus v 204, p 1075-1077. 1937).


A primeira parte da comunicação à Academia de Ciências da França

Apesar de ser uma breve comunicação, é um resumo interessante de suas observações quanto aos padrões de dispersão clástica do Au e do Sn e 'dicas' muito boas sobre prospecção aluvionar. Foi a primeira comunicação à Academia de Ciências da França sobre exploração aluvionar.


Na África, Vsevolod encontrou e casou com Simone, criaram o pseudônimo Serge e Anne Golon para o casal, o que deu origem a dupla de autores de sucesso da série de romances protagonizados por Angélica.
Serge morreu de um derrame cerebral quando visitava Toronto com Anne para estudar o ambiente de mais um romance da série Angélica.

Saiba mais em http://www.editiondurefuge.com/fr/public/document/index/page/323

Nenhum comentário:

Postar um comentário