domingo, 13 de setembro de 2009

Domingo triste

Nesse começo de tarde chuvosa e fria de Curitiba, recebi uma notícia que me deixou profundamente consternado e que deve entristecer aos geólogos brasileiros: faleceu o Prof. Dr. Elias Carneiro Daitx, professor do curso de geologia da UNESP de Rio Claro.
O Elias foi meu colega de turma na Escola de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ingressamos juntos em 1968.

Lembro que na Escola de Geologia ele manteve por algum tempo um jornal mural de apenas um exemplar; assinava com o pseudônimo de "Zé Miserável" numa referência irônica - como era seu estilo - à sua origem humilde. Devido às suas opiniões fortes e críticas irônicas ao regime militar, foi chamado ao gabinete do Diretor da Escola de Geologia Roberto Issler, com quem teve um forte e ferrenha discussão, que no ponto mais ácido foi ameaçado de expulsão.

O Elias era um geólogo de velha estirpe e dos melhores que conheci, pois "olhava atrás do espelho". Especialista nas mineralizações e na geologia do Vale do Ribeira entre São Paulo e Paraná, conhecia a região como poucos. Nos encontrávamos frequentemente; na última vez em Curitiba, em outubro de 2008 durante o Congresso Brasileiro de Geologia. Estivemos juntos há uns dois anos em Adrianópolis, PR e ele nos guiou numa visita às minas abandonadas de Perau e Canoas e na geologia de superfície do Vale. Conhecia cada afloramento e lembrava de todos os trabalhos desde a geoquímica regional até as sondagens que foram feitas na região que foi o tema de seu doutorado.

A atuação dele como Conselheiro do CREA e militante da defesa da profissão dos geólogos é tida como referência e será lembrada por todos, por suas opiniões claras e decisivas e de suas defesas inflamadas, mas respeitosas.
Tive contato com alguns de seus ex-alunos na UNESP de Rio Claro e todos lembravam dele como extremamente rígido e até ríspido, mas de uma grande lealdade e honestidade na relação professor-aluno como poucos professores têm.

Tinha um humor ácido, mas de grande inteligência, mas tinha principalmente um profundo senso de ética e de respeito à geologia e à natureza.
Resolvi fazer uma homenagem a esse amigo que nos deixou tão cedo e com tanto ainda por fazer, colocando aqui duas imagens: a ficha do Diretório Acadêmico da Escola de Geologia e a outra, que tenho certeza como ele gostaria de ser lembrado - com martelo na mão e com as botas sujas com o barro do Vale do Ribeira.



Elias, foi um grande privilégio te conhecer ! Vais fazer muita falta à geologia e aos geólogos brasileiros!

8 comentários:

  1. Grande Otávio: time waits for no one, and it won't wait for me, já cantavam os rolling stones há décadas; faço minhas tuas palavras rememorando nosso colega de Escola de Geologia da UFRGS, nesta segunda-feira, quando não deu pra acreditar nos mails que chegaram falando sobre o falecimento do Elias.
    Claudio Scheid

    ResponderExcluir
  2. Caro Otávio,
    Acabo de ler esta mensagem de seu blog, a partir de indicação do João Moller. Fico muito feliz com as tuas palavras, e confesso que entre ontem e hoje conhecemos muito mais de meu querido pai, seja nos aprofundando em coisas que conhecíamos superficialmente, seja em aspectos totalmente desconhecidos, como as escritas assinadas como Zé Miserável. Só tenho a agradecer a vocês, pessoas que fizeram parte de tantos outros aspectos da vida do Elias, aspectos esses por vezes inalcançáveis para a família, por compartilhar os mesmos conosco. Obrigado e um grande abraço,
    Mateus S. Daitx

    ResponderExcluir
  3. Alguem como ele será inequecivel, por mais que seu corpo se foi todos nós sabemos que sua alma ficara presente no coração e no dia a dia de todos os que o conheciam e o amavam, por mais que seja dificil de acreditar que ele se foi nós sabemos que ele nunca iria querer nos ver triste, pelo contrario ele iria querer nos ver mais fortes do que fomos e somos, porque como ele nós devemos nos fortalecer, sempre estar fortes e com ótimo censo de humor para o que der e vier.
    Você se foi mas o nosso amor por você ficou!!!

    ResponderExcluir
  4. Sempre que vinha ao PETAR (Vale do Ribeira - iporanga), passava pra tomar um cafézinho com o meu pai (Vandir).

    ... saudades.

    ResponderExcluir
  5. Caro Otávio:
    Que ano este 2009. Depois do Joel do Amaral, agora, o nosso caro Elias. Emoções demais para os já desgastados corações geológicos.
    Cordial abraço,
    Juan Antonio Flores

    ResponderExcluir
  6. Caros amigos.
    O espírito anárquico porém lúcido foi sua marca registrada no tempo de Faculdade. A firmeza de seu caráter, decisões firmes e pontos de vista claros, e fidelidade aos amigos e dedicação aos seus alunos marcaram os que com ele conviveram.
    Não se precisa dizer mais nada.
    Salomão

    ResponderExcluir
  7. Caro Otávio:

    Parabéns pela homenagem ao professor Elias, pessoa que tive o imenso prazer de conviver em viagens de campo, assistindo suas aulas e em alguns churrascos.
    Com aquele humor característico, senso ético e gênio forte, marcou a vida de muitas pessoas, sejam jovens alunos que adentram no mundo da geologia, sejam profissionais experientes.
    Sua extrema Simplicidade emanava tamanha complexidade, que raramente, em meus poucos anos de vida, deparei...

    Que seu exemplo seja seguido por seus jovens, e outros não tão jovens, alunos!

    Gabriel Portilla
    Aluno de Geologia - UNESP

    ResponderExcluir
  8. Saudades do amigo Geólogo Elias C. Daitx. Louvável foi sua dedicação à geologia, prospecção e pesquisa mineral, ao ensino de geociências, enfim todos os que o conheceram, trabalharam com ele ou foram seus alunos, podem se considerar privilegiados, pois ele nos deixou um legado.
    Parabéns pela homenagem a esse grande Geólogo brasileiro.

    Claudemir

    ResponderExcluir