domingo, 1 de novembro de 2009

De um pequeno ponto vermelho até ...


Há poucos dias o satélite Swift detectou um pequeno ponto que está sendo considerado o ponto mais distante do Universo jamais localizado. Ele está a 13 bilhões de anos luz da Terra, e formou-se da explosão de uma estrela que aconteceu apenas 400.000 anos após o BigBang.
A história do Universo, com pequenas variações conceituais,  admite que no início apenas energia era o "material" constituinte do Universo e espantosamente diluída. Com os fenômenos de aglutinação, contração, do enorme aumento da densidade das massas estelares, novos elementos mais pesados foram se formando. Reações termonucleares de queima de H com temperaturas de até 107 K formam He que permaneceria no núcleo. O núcleo se contrai por atração gravitacional e a temperatura aumenta para cerca de 108 K. Nesse processo o He dá origem ao C, este ao O, ao Ne, ao Mg, ao Si e outros elementos de massa mais elevada. Com a expansão explosiva que ocorre ao final do ciclo de formação das estrelas, esses elementos mais densos se disseminaram pelo Universo. Lembre que estamos falando de tempo em escala astronômica e não geológica !
Atualmente 99,3% em peso dos materiais geológicos expostos à superficie terrestre são compostos por apenas 8 elementos: O, Si, Al, Fe, Mg, Ca, Na e K. Com isso, para os outros 84 elementos naturais resta apenas 0,7% . Nessa pequena proporção estão os elementos que interessam à prospecção geoquímica como S, As, Sb, Bi, Cu, Pb, Zn, Pt, Pd, Au e tantos outros
De uma maneira arbitrária, os elementos químicos podem ser categorizados segundo a sua abundância nas rochas (clarke) da seguinte maneira. Os elementos maiores como Mg, K, Ti, Fe, Al e Si estão presentes em teores maiores que 1.000 ppm e são expressos normalmente em %. Elementos menores como Ba, Sr, Zr e F, estão presentes na faixa entre 100 e 1.000 ppm. Elementos traço como Be, Mo, Ge, Cu, Pb, As e a maioria dos ETR (elementos Terras Raras) se apresentam entre 1 e 100 ppm. Elementos ultra-traço como Au, Pt, Pd e Hg têm teores expressos em ppb ou ppt.
Essa divisão dos elementos, simplista e arbitrária serve para mostrar que os elementos que nos interessam em prospecção geoquímica estão presentes em pequeníssimas quantidades e que qualquer erro de procedimento durante a coleta, embalagem, transporte, preparação e análise podem contaminar  de maneira grave qualquer amostra para prospecção geoquímica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário