quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Falácias - filosofia no nosso cotidiano

Uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega. Argumentos que se destinam à persuasão podem parecer convincentes para grande parte do público apesar de conterem falácias, mas não deixam de ser falsos por causa disso. Reconhecer as falácias é por vezes difícil. Os argumentos falaciosos podem ter validade emocional, íntima, psicológica ou emotiva, mas não validade lógica (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).
O exame das falácias é interessante pois desperta a nossa atenção para deslizes que cometemos no dia-a-dia tanto na argumentação oral, quano na redação de textos. Muito cuidado com elas !
Da enorme relação de falácias, pincei algumas e fiz uma adaptação livre dos exemplos

Argumentum ad antiquitatem (Argumento de antiguidade ou tradição): afirmar que algo é verdadeiro ou bom só porque é antigo ou "sempre foi assim".
Ex: "Há muito tempo que em prospecção geoquímica usam a fração <80 mesh e dizem que é a melhor, então isso deve ser verdade ."

Argumentum ad hominem (Ataque ao argumentador): em vez de o argumentador provar a falsidade do enunciado, ele ataca a pessoa que fez o enunciado.
Ex: "Se foi um geofísico que disse isso, certamente é falso".

Argumentum ad ignorantiam (Argumento da Ignorância): ocorre quando algo é considerado verdadeiro simplesmente porque não foi provado que é falso (ou provar que algo é falso por não haver provas de que seja verdade). Note que é diferente do princípio científico de se considerar falso até que seja provado que é verdadeiro.
Ex: "Existe um corpo de minério debaixo daquela montanha, pois nunca provaram o contrário"

Non sequitur (Não segue): tipo de falácia na qual a conclusão não se sustenta nas premissas. Há uma violação da coerência textual.
Ex: "Que nome complicado tem este consultor. Deve saber tudo de geoquímica ! "

Argumentum ad Baculum (Apelo à Força): utilização de algum tipo de privilégio, força, poder ou ameaça para impor a conclusão
Ex: "Acredite na geoquímica, senão todos os teus projetos serão um fracasso."
Ex."Acredite no que eu digo, meu jovem e não se esqueça de quem paga o seu salário"

Argumentum ad populum (Apelo ao Povo): é a tentativa de ganhar a causa por apelar a uma grande quantidade de pessoas.
Ex: "Inúmeras pessoas usam esse laboratório, portanto, ele produz análises de melhor qualidade."

Argumentum ad Verecundiam (Apelo à autoridade) ou Magister Dixit (Meu mestre disse): argumentação baseada no apelo a alguma autoridade reconhecida para comprovar a premissa.
Ex: "Se o meu gerente disse isto, então é verdade."

Generalização Apressada (Falsa indução): ocorre quando uma regra específica é atribuída ao caso genérico.
Ex: "Meu amostrador coletou as amostras de maneira errada. Logo todos os amostradores são uns incompetentes. "

Falácia de Composição (Tomar o todo pela parte): é o fato de concluir que uma propriedade das partes deve ser aplicada ao todo.
Ex: "Todas as amostras foram bem coletadas; logo, o nosso projeto será um sucesso."

Falácias tipo "A" baseado em "B" (Conclusão Sofismática) : dois fatos são colocados como similares por serem similares a um terceiro fato.
1."A prospecção geoquímica é baseada em princípios científicos."
2."A fisiologia dos macacos é baseada em princípios científicos."
3."Logo a prospecção geoquímica é similar à fisiologia do macacos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário