sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mais um que se foi !

Pode parecer estranho comunicar o falecimento de um amigo tanto tempo depois, mas infelizmente só fiquei sabendo disso hoje à tarde. Recebi uma mensagem do Prof António Jorge Sousa do Instituto Superior Técnico de Lisboa perguntando se eu sabia que o  Prof. Manuel Serrano Pinto havia falecido.  Foi um choque duplo pois não sabia de nada e o pior é que ele faleceu em janeiro de 2011. Nos encontrávamos nos Congressos Brasileiros de Geologia e eventualmente nos intervalos. Colaborou com algumas matérias nesse blog. Sentiremos falta dessa belíssima figura humana, um geoquímico respeitado em todos os países de língua portuguesa.

Reproduzo abaixo a notícia postada por Filomena Amador no site, ou melhor no sítio da Associação Portuguesa de Geólogos .

Falecimento do Professor Serrano Pinto
A comunidade dos geólogos perdeu no início deste ano um Professor que marcou todos aqueles que com ele tiveram oportunidade de trabalhar. Estou a referir-me ao Professor Catedrático Manuel Carlos Serrano Pinto, da Universidade de Aveiro, cujo falecimento inesperado ocorreu recentemente.
O Professor Serrano Pinto desenvolveu a sua actividade de investigação na área da Geoquímica e Geologia isotópica. Porém, foi através da História da Geologia, onde também desenvolveu trabalho relevante, presidindo de 2000 a 2004 à International Commission on The History of the Geological Sciences (INHIGEO), que tive oportunidade de o conhecer. Desse primeiro contacto surgiu uma relação de trabalho, e, atrevo-me mesmo a dizer, de amizade. O Professor Serrano Pinto é alguém que sempre recordarei pelo sorriso aberto e compreensivo, pela cordialidade e disponibilidade para ajudar, pelos momentos de entusiasmo partilhados aquando da descoberta de alguns dados, e, por muitas outras memórias que correspondem a momentos partilhados nos congressos do INHIGEO.
O Professor Serrano Pinto iniciou a actividade profissional em Moçambique, tendo em 1975 ingressado na Universidade de Aveiro. Licenciado em Ciências Geológicas pela Universidade de Coimbra, adquiriu o grau de mestre e de doutoramento na Universidade de Leeds nas áreas da Geoquímica e da Petrologia. No domínio da História da Ciência destaca-se ainda o facto de ser membro fundador do Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência e da Técnica da Universidade de Aveiro (CEHFCT).

Filomena Amador
Fonte: Associação Portuguesa de Geólogos http://www.lojadasideias.com/apgnews4/

Um comentário:

  1. Otavio,
    Parabéns pelo blog, ótimos artigos. A partir de agora vou acompanhá-lo com frequência.

    Abraços

    ResponderExcluir