quinta-feira, 28 de julho de 2011

Isso é que é aula de vulcanologia !

São duros esses tempos em que diariamente recebemos notícias desanimadoras como a abertura de cursos de graduação de geologia com aulas noturnas e a escassez de recursos financeiros para atividades de campo. Mas desânimo não ajuda e temos que encontrar boas idéias e aproveitá-las.
Eu estava procurando na internet algumas referências sobre filamentos de vidro produzidos em erupções de magma basáltico (cabelos de Peleé), encontrei um relato que mostra a criatividade e colaboração entre dois cursos, que à primeira vista são "água e azeite", e apresenta uma boa idéia que pode ser reproduzida em outros lugares. A "coisa" começou com uma visita de um grupo de estudantes do Departamento de Geologia da St. Lawrence, ao Departamento de Artes da Universidade de Siracusa para uma aula prática de vulcanologia.
Aproximadamente 300 kg de basalto foram colocados num cadinho usado para fusão de metais para produção de esculturas e outras obras de arte. A "lava" foi objeto de diversas experimentos, pois foi vertida em rampas de areia seca ou úmida com diversas inclinações. A formação de lava pahoehoe, a formação dos peperitos e outros processos importantes foram reproduzidos em escala de bancada.
Não seria possível que os estudantes de geologia de nossas universidades identificassem  em suas instituições, ou mesmo em outras vizinhas (p.ex. um instituto de tecnologia), algum laboratório para realização de experimentos semelhantes ? Talvez o do curso de engenharia metalúrgica fosse o mais adequado. Que tal forçar um fluxo de lava basáltica em um reservatório d'água tal como ocorre no litoral do Hawaí ? Que tal fazer um experimento com basalto, outro com andesito e outro com riolito ? Será que os alunos do curso de jornalismo não gostariam de documentar esse experimento em vídeo ? Que tal planejar o experimento para depois coletar amostras e examinar em detalhe os produtos desses processos numa lâmina delgada ou outras técnicas de laboratório ? Que tal.... ?
Dá para imaginar a riqueza de informações que os alunos receberiam e as observações úteis que seriam feitas numa aula desse tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário