terça-feira, 14 de junho de 2011

SAFOD

O Scientific Drilling, periódico do IODP( Integrated Ocean Drilling Program), na edição  n°11 de Março de 2011, traz uma matéria espetacular Scientific Drilling into the San Andreas Fault Zone – an Overview of SAFOD’s First Five Years que relata as atividades do San Andreas Fault Observation at Depth (SAFOD). O objetivo do projeto é o estudo das propriedades e respostas geofísicas, geoquímicas e a observação direta da Falha San Andreas e os processos que controlam o falhamento e a geração de terremotos ao longo de um plano de falha ativa e limitante de uma placa, em profundidade. 
Parkfield, California é a base do SAFOD e por isso é onde está a base do equipamento de sondagem responsável pela perfuração de um poço com desvio direcionado para atingir a falha. Iniciou com um poço piloto vertical com sonda Rotary de coroa de 22,2 cm e diâmetro de revestimento de 17,8 cm que terminou aos 2.200 metros. Após terem sido feitas todas as medições, o poço piloto foi usado para um registro de microterremotos naturais e para o imageamento de megaestruturas vizinhas à falha de San Andreas.  
A perfuração definitiva inicialmente vertical foi realizada em três etapas – verões de 2004 e 2005 e 2007 - e a aproximadamente 1.500 metros foi desviada em 60° em direção à falha para intersectá-la nas vizinhanças de uma região onde ocorriam freqüentes terremotos. Levantamentos geofísicos haviam definido que na profundidade de intersecção, a falha teria cerca de 200 metros de espessura com diversas zonas bem definidas de 2-3 metros, o que se confirmou. O movimento ao longo de duas zonas situadas a 3192 e a 3302 metros (medidos ao longo do poço) foram responsáveis pela deformação do revestimento e da cimentação.
A instalação do SAFOD foi completada em 28 de setembro de 2008 com cinco estojos com diversos tipos de sensores geofísicos como sismômetros, acelerômetros e eletromagnéticos. Em diversas profundidades foram coletados testemunhos (figura ao lado) que agora estão sendo estudados por diversos laboratórios em todo o mundo.

Para saber mais: http://iodp.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário