sexta-feira, 10 de junho de 2011

Puyehue e suas cinzas

A precipitação dos particulados do Puyehue começou nos três estados do sul do Brasil na madrugada de quinta feira (9/6/2011) e deve terminar em poucos dias.
Hoje de manhã, recebi um telefonema do Cassio Silva da CPRM solicitando a colaboração para a coleta de amostras das cinzas do Puyehue no Paraná.
A idéia inicial era de uma análise quimica multielementar para caracterizar possíveis riscos à saude da população. Sugeri que também fosse feita uma caracterização das particulas (morfoscopia e dimensões) com imagens de microscopia eletrônica de varredura SEM.
Para quem gostaria de participar dessa rede expedita de amostragem, vou repetir as recomendações para padronizar os procedimentos que são muito simples. Infelizmente o evento explosivo não avisou que iria acontecer e assim não foi possível preparar uma metodologia nem montar uma rede adequadas para a coleta dos particulados, mas temos que aproveitar essa oportunidade.
Essa é a mensagem do Cássio:

"O SGB/CPRM esta tentando coletar amostras das cinzas vulcânicas emanadas pelo vulcão chileno Puyehue para serem analisadas principalmente para o metais pesados.
Segundo noticiário da imprensa brasileira que já estão atingindo os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, podendo ainda chegar no Paraná.
Em geral as cinzas vulcânicas carregam uma grande quantidade de particulas contendo inumeros elementos químicos, alguns saudaveis (P, K..)e outros nocivos (Pb, Hg, As..) a saúde ambiental.
Não sabemos por quanto tempo essas cinzas estarão caindo, assim aqueles pesquisadores que puderem ter acesso ou coletar esse material, poderão envia-lo para uma das unidades da CPRM que providenciaremos a análise. (...)
Podem me contactar nos tels: 21.22956147/25433308
Abraços
Cassio
SGB/CPRM-RJ "

Esta é a metodologia para a coleta das amostras:
Máxima higiene do material: bacia limpa e lavada assim como as mãos e recipiente final.
Se for possível usar água destilada. Se não for possível, usar água de torneira mesmo.
Usar uma bacia de plástico com abertura grande de uns 40-60 cm.
Deixar a bacia exposta por uma semana, em local aberto mas protegido do vento, para evitar a perda do material depositado.
Escolher um local protegido de eventuais ações antrópicas como chaminés de indústrias e ruas ou estradas não pavimentadas.
Se chover, não proteger a bacia, pois muito material particulado será depositado junto com a chuva
Para a coleta do material retido na bacia, usar um pouco de água e o dedo bem limpo, fazendo o material escorrer para um saco plástico limpo ou frasco de vidro limpo.
Fechar bem e enviar para a CPRM conforme as indicações do Cássio, não esquecendo de enviar junto com a amostra, as informações da localização e das condições locais como pluviosidade no período, diâmetro da abertura da bacia e por quanto tempo ela ficou exposta.
A amostra não deve ser seca ao forno ou ao sol para evitar perdas de componentes voláteis. Ela será secada em condições controladas de laboratório

Hoje à noite já coloquei duas bacias numa parte protegida do telhado de minha casa e espero que outros colegas façam o mesmo, colaborando com esse projeto do Serviço Geológico do Brasil.

Um comentário:

  1. Fico contente pela atualização do blog. A dinâmica estagiária agradece. Abraços.

    ResponderExcluir