quarta-feira, 23 de março de 2011

Geólogos da Mineropar ajudaram a salvar vidas

Notícia veiculada no blog da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) em 18 de março de 2011.


Não posso deixar de reconhecer também o trabalho da Mineropar, que salvou centenas de vidas. De dois técnicos especificamente: Rogério e Diclécio. Esses dois técnicos foram chamados pelo Prefeito de Antonina. Quando começou a chover, Canduca ficou muito preocupado com o volume da água e pediu para que eles fossem fazer uma avaliação do morro. E os técnicos disseram: “Retirem as pessoas, porque vai haver desabamento”. E foi o aconteceu: eles retiraram as pessoas no final da tarde; e, no início da noite, desabou. A única pessoa que resistiu e ficou, faleceu.

 É muito importante ter condições de antever um problema como esse. Então, quero aqui em meu blog, assim como fiz ontem no Plenário do Senado, homenagear o Rogério e o Diclécio, que são heróis anônimos, não aparecem; mas, se não fossem eles, poderíamos ter tido uma tragédia muito maior.
Os geólogos citados pela senadora Gleisi Hoffmann são Rogerio da Silva Felipe e Diclécio Falcade do quadro da Mineropar - Serviço Geológico do Paraná. O trabalho duro continua em Morretes e Antonina. Lá estão há mais de dez dias os geólogos Edir Arioli e Diclécio Falcade, assessorando o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil na identificação de áreas de risco de escorregamentos em virtude das chuvas que há mais de um mês estão caindo nessa região da Serra do Mar. A equipe da MINEROPAR na região deve aumentar com a alocação de outros geólogos e técnicos de forma a contornar essa emergência e tentar prever e delimitar as áreas que serão afetadas em eventos que certamente ocorrerão nos próximos anos.

Um serviço geológico estadual é o responsável pela geração de dados e de informações que auxiliem na caracterização do meio físico e no apoio à sociedade em todos os assuntos que estejam relacionados diretamente com a geologia. Assim, são suas áreas de atuação o mapeamento geológico, geologia de áreas urbanas, levantamentos geoquímicos e geofísicos, economia mineral, geologia médica, caracterização de áreas de risco, apoio em situações de emergência e de catástrofes naturais.
Se alguém ainda tem dúvidas quanto a utilidade de um serviço geológico estadual, aí está um excelente exemplo para convencimento.
 

Fotos: geólogo Oscar Salazar Junior (MINEROPAR) em sobrevôo de helicóptero, logo após a catastrofe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário