terça-feira, 1 de junho de 2010

Anaglifos ou mafaguifos ?

Sempre que ouço a palavra anaglifo lembro dessa brincadeira de minha avó:
Num ninho de mafaguifos havia cinco mafaguifinhos. Quem desmafaguifar os cinco mafaguifinhos, um bom desmafaguifador será !

O Edir Arioli e eu, estamos fazendo o mapeamento da Formação Serra Geral. Pequeno trabalho de mapeamento geológico de 100.000 km2 que cobre metade do estado do Paraná. Temos necessidade de muita fotointerpretação,  mas com os recursos disponíveis, nada mais justo que me imaginar fotointerpretando diretamente no monitor.
Descobri o freeware "Anagliph Maker" (http://www.stereoeye.jp/software/index_e.html), muito fácil de usar e com bons produtos, mas com um defeito: não permite o registro e correção geométrica dos pares de fotografias aéreas. Montar anaglifos sem georeferenciar é possivel com fotos até 1:25.000. Consegui resultados muito bons com esse aplicativo. Porém com fotos 1:60.000 é impossível, pois as distorções são muito grandes. Acerta de um lado, desacerta de outro e adeus anaglifo.
Meu amigo Milton Campos, especialista em SIG, me deu a dica de um laboratório de aerofotogrametria desenvolvido poela UERJ, software livre e gratuito que permite uma enorme quantidade de operações até a ortoretificação e construção de anaglifos corrigidos e georeferenciados. Aí está o link. Ainda não testei, mas me apressei em postar para quem quiser. Amanhã vou começar a testar e experimentar.
http://www.efoto.eng.uerj.br/doku.php?id=pt-br:tutoriais

3 comentários:

  1. Caro Otávio
    Parabéns pelo seu blog. Peguei na lista da Febrageo.
    Sobre Anaglifo, é um assunto que tenho interesse, mas não consigo ainda trabalhar e aplicar.
    Como professor de fotogeologia, tenho esperança de um dia dar aula com o uso dos óculos 3D.

    Um abraço

    Zaine
    Unesp - Rio Claro

    ResponderExcluir
  2. Caro Zaine
    Estamos tentando trabalhar com os anaglifos de maneira bem objetiva e sem necessidade de construir ortofotografias. Digitalizamos em jpg os pares de fotos, recortamos os arquuivos, montamos o anaglifo com o aplicativo japones freeware e depois fazemos o registro e a correção geografica do anaglifo no próprio ArcView. Para os propósitos de mapeamenbto geológico funciona muito bem.

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo! Sou aluno de geologia de UFBA (Barreiras) e fiz meu TCC da mesma forma que o Licht comentou. Usei os pontos de controle que tirei de GPS na área, além de imagens de satélites corrigidas pra georeferenciar meu stereograma. Marcar os contatos e lineamentos estruturais direto no arcgis é a coisa mais prática do mundo!

    Abraços!

    ResponderExcluir