quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mudou o mundo ou mudei eu ?

Pesquisando na Internet, consegui uma cópia do vol III do Bulletin nº 4 do Territory of Alaska Department of Mines, editado em Juneau em Abril/1955. Na página 3 há uma notícia sobre o segundo curso de prospecção geoquímica que aconteceria a partir de 9 de maio na University of Alaska School of Mines. Seria um curso de duas semanas corridas e seria ministrado por Mark Leo Anthony, instrutor de cursos de extensão em Mineração e pelo Dr. N. R. Mukherjee, Professor de Metalurgia. O programa incluia amostragem de solo e água e os estudantes preparariam seus próprios kits de campo (conjunto de reagentes para testes colorimétricos rápidos). O curso era destinado a prospectores experientes e que tivessem concluído o mini-curso de Mineração e o curso de extensão em Mineração. Todos os químicos e analistas do Territory of Alaska Dept. of Mines estavam matriculados para que depois pudessem dar o suporte aos prospectores no preparo das soluções e reagentes para os novos kits. A inscrição tinha um custo de $10.
Como resultado do primeiro curso de prospecção geoquímica ministrado na mesma Universidade no outono de 1954, havia se formado um ativo grupo de 14 prospectores autodenominado de Geochemical Prospectors Club. Eles se encontravam todas as noites das quartas-feiras para discutir, trocar experiências e aprimorar seus procedimentos geoquímicos. Esse era considerado o mais avançado e sério clube de prospectores do Alaska e seus membros estariam no ponto de fazer grandes descobertas já no verão de 1955
Essa notícia me causou surpresa ao saber que em 1955 no Alaska capacitava-se prospectores nas técnicas de prospecção geoquímica, e que existiam diversos clubes de prospectores que reuniam-se semanalmente para trocar experiências.  Infelizmente no Brasil do século XXI, geólogos e técnicos de mineração e de geologia são graduados sem nunca terem coletado sequer uma amostra para prospecção geoquímica.
Como comentário, aproveito o que um dia escreveu Millôr Fernandes "Mudou o mundo ou mudei eu ?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário