quarta-feira, 23 de maio de 2012

Ovos de dinossauros com 1 metro de diâmetro ?

Não sei se o Dia da Mentira na Chechênia cai no 13 de Abril, se essa foi uma escorregada de mestre dos cientistas chechenos, se os chechenos são motivo de galhofa por parte dos russos, se esse é um jornal humorístico ou se tudo vai ser culpa do estagiário.
O fato é que em 13 abril de 2012, geógrafos da Universidade Estatal da Chechênia divulgaram ter encontrado 46 ovos de dinossauros numa área montanhosa da região de Sharoyskiy. Segundo eles, os ovos teriam 60 Ma.
"Existem matacões na encosta de uma montanha e entre eles encontramos globos arredondados" disse Magomed Dzhabrailov, um geógrafo da Universidade Estatal da Chechênia. "Nos aproximamos e vimos que eles não se pareciam com pedras. Concluimos que eram ovos de dinossauros, porque as cascas, as claras e as gemas estavam claramente visíveis. Seus diâmetros variavam entre 63 centimetros e um metro."
Porém, na edição de hoje da Gazeta.ru, Kirill Es'kov pesquisador senior do Instituto Paleontológico da Academia de Ciências da Rússia jogou um balde de água gelada na descoberta "Fizemos pesquisas e descobrimos que não são ovos de dinossauros. As amostras teem origem geológica e não existem depóstos  continentais com tal idade na Chechenia. Além do mais, ovos não podem ser daquele tamanho." Ele ainda comentou que o "achado" parece se tratar de uma tentativa de atrair turistas para aquela região.
Os cientistas chechenos no entanto não se desesperaram e continuam a procurar por ovos pois pensam que dinossauros teriam habitado a região da Chechenia.

Será que esses geógrafos chechenos confundiram algum tipo de esfoliação esferoidal com ovos de dinossauros ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário