sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Qualidade dos dados em prospecção geoquímica

No Brasil, a responsabilidade pela coleta de amostras de prospecção geoquímica, principalmente as de sedimentos fluviais, é delegada a pessoal com pouca experiência e até mesmo a prospectores superficialmente treinados. Em alguns países, essa tarefa é desempenhada pelos geólogos do projeto, tal é a importância que é dado a esse trabalho.
Em qualquer circunstância, o geólogo responsável por um projeto de prospecção mineral, deve assumir uma função de fiscalização e treinamento constantes de suas equipes, em especial e principalmente quando se trata da coleta de amostras de sedimentos fluviais, que eu considero as mais importantes do processo de prospecção geoquímica. A questão fica ainda mais crítica quando o serviço de coleta de amostras é "terceirizado" e entregue a uma empresa contratada.
É necessário ter sempre em mente que uma amostra de sedimentos fluviais representa uma bacia e não o local de coleta. Desse modo, uma amostra de sedimentos fluviais adquire uma importância individual muito grande, pois dentro de apenas uma bacia hidrográfica - mesmo que seja uma micro bacia - pode existir um depósito mineral. Dependendo da qualidade dos dados produzidos, o depósito pode ser identificado ou não. Por outro lado, uma anomalia geoquímica pode ser produzida pela soma dos erros amostrais, analíticos e aleatórios, induzindo ao erro da presença de um alvo exploratório inexistente, ou seja um falso positivo.

Fica assim claríssima a necessidade do investimento nos procedimentos de controle de qualidade nos projetos de prospecção geoquímica, que passam obrigatoriamente por três ítens básicos:

(1) controle do desempenho do laboratório ao longo do tempo - monitorado por séries de amostras padrão;
(2) controle dos procedimentos de coleta de amostras - avaliado por pares de amostras originais e replicatas;
(3) controle dos procedimentos de precisão analítica - avaliado por pares de amostras originais e duplicatas.

Não importa se o laboratório contratado  é de qualidade reconhecida e certificado internacionalmente - é necessário fiscalizar seu desempenho ao longo do tempo. Não importa se o seu amostrador é de confiança - é necessário monitorar seus procedimentos constantemente
Os erros que acontecem num banco de dados de prospecção geoquímica são o resultado do somatório de erros amostrais, analiticos e aleatórios. Se em cada amostra tivermos uma imprecisão de 15% em cada termo dessa equação, imagine a dimensão do erro final.
Por esse mnotivo eu insisto: o controle da qualidade deve ser uma busca diária e constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário