sábado, 17 de abril de 2010

Vulcanismo básico, sim senhor !

A enorme nuvem de cinzas do vulcão islandês, que fica sob a geleira Eyjafjallajokull, e cuja pronúncia correta seria Ay-uh-full-ay-ho-kul, se espalhou ainda mais sobre a Europa, atingindo seriamente a navegação aérea da Europa. Reino Unido, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Estônia, França, Alemanha, Irlanda, Polônia, Suécia e República Tcheca entre os 23 países que cancelaram cerca de 25.000 vôos.
A nuvem chegou a alcançar 11 quilômetros de altitude e espalhou cinzas por toda a Europa. E por incrível que possa parecer, muitos geólogos não admitem que magmas básicos são capazes de produzir erupções explosivas e ricas em cinza e produzir depósitos de tephra,  tufos e cineritos a dezenas ou centenas de quilômetros de distância do aparelho vulcânico.
 Atendendo a solicitação de um leitor não geólogo, que pediu mais explicações: os magmas básicos (p.ex. basaltos) tendem a ser mais fluidos e geralmente produzem erupções mais tranquilas, ao contrário dos magmas ácidos (p.ex. riolitos) que são mais viscosos e caracteristicamente produzem erupções violentas. No caso do Eyjafjallajokull, ocorre que a atividade do vulcão - iniciada há muitos meses - sob uma geleira, produziu grande quantidade de água que aproveitando as fraturas abertas, penetrou no conduto e talvez em parte da câmara magmática aumentando a pressão, contribuindo para a série de eventos explosivos que começaram timidamente em 20 de março, com ápice nos últimos dias e que talvez ocorram novamente no mesmo Eyjafjallajokull e provavelmente despertem o Katla que entrou em atividade pela ultima vez em 1918. Esse Katla é considerado o mais violento vulcão da Islândia em virtude dos lahar catastróficos que já produziu, pois também está sob gelo e com encostas com fortes declives. Lahar são violentos fluxos de detritos e água de degelo que ocorrem nas regiões vulcânicas geladas, tal como o que aconteceu em 1985 no Nevado del Ruiz na Cordilheira Central da Colômbia e que destruiu a cidade de Armero provocando cerca de 25.000 mortes.
(Foto de cima Folha de São Paulo/Terra;

Um comentário:

  1. Olá,

    Sou um apaixonado por geologia. Gostei muito do seu blog, até por que, apesar de geógrafo, minha dissertação de mestrado versou sobre geoquímica, mais especificamente geomedicina.

    Quanto ao post acima, gostaria de te pedir que explicasse melhor (quem sabe como um novo post) o que você citou no último parágrafo:

    "...magmas básicos são capazes de produzir erupções explosivas e ricas em cinza e produzir tufos e cineritos a dezenas ou centenas de quilômetros de distância do aparelho vulcânico."

    Obrigado e um abraço.

    PS: a próposito, sua tese de doutorado assim como seu livros, editados pela Mineropar, me foram bastante úteis. Obrigado.

    ResponderExcluir