sábado, 13 de fevereiro de 2010

O meteorito e o cordel

A poesia de cordel é um dos ícones da cultura nordestina do Brasil. que usa os mais diversos temas como inspiração. Eu não conheço muitas, mas gosto do vocabulário, da métrica, das rimas e dos temas. Navegando na Internet encontrei o Luar do Conselheiro, pseudônimo de um poeta de cordel que escreveu entre outros, A Saga da Pedra de Bendegó, que conta a história da queda do meteorito em território bahiano e da expedição que o levou para o Rio de Janeiro.
Na capa o cordelista explica: "A pedra do Bendegó, ferida latente no povo catingueiro, o maior meteorito encontrado no Brasil, roubado pelo Império e levado ao museu Nacional no Rio de Janeiro é o tema deste cordel de protesto, que traduz a insatisfação popular e o descaso das autoridades brasileiras em preservar nosso patrimônio."
Escrevi pedindo autorização para postar nesse blog e aí está a resposta dele:
Caro Otávio. fico feliz com tua ideia! tá autorizado...arroche o nó! e o que precisar de mim estou a tua disposição. se der coloca o meu blog, versosdoluar.blogspot.com assim quem quiser pode saber mais do meu trabalho. graaaaaaaande e cordial abraço!

"Mandei bala e arrochei o nó" e aí está o link para essa obra de um poeta popular que usou um fenômeno da natureza como inspiração http://www.portaldocordel.com.br/doc/cordeisDown/pedraBedengo.pdf

O meterito de Bendegó é um siderito irregular com dimensões máximas de 215 x 145 x 58 cm, com uma massa calculada em 5360 kg, composta de 92,70 % Fe, 6,52 % Ni, 0,47 % Co, 0,22 % P e traços de S, Cu, Cr, As, Au, Pt, Pd, Os, Ir, Rh, Ru, etc. Não encontrei na Internet uma fonte confiável com a composição química completa do Bendegó. Se algum leitor conhecer, peço que me informe.
A foto do transporte do meteorito de Bendegó para o Rio de Janeiro é do relatório da expedição comandada por José Carlos de Carvalho, escrito em 1888 ao Ministério de Agricultura, Comércio e Obras Públicas e à Sociedade Geográfica do Rio de Janeiro, cuja cópia digitalizada está em
A foto do menino sobre o meteorito de Bendegó é de http://www.meteoritos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário