A polêmica originada da minha discordância quanto a mistura entre religião e ciência (postagem de 21 de fevereiro) tomou caminhos inimagináveis já que a quantidade de acessos a este blog foi recorde - 1.034 acessos apenas nos últimos cinco dias.
Recebi porém, na forma de um eMail privado, uma mensagem enviada por um geólogo e apoiada por mais 19 geólogos, intitulada "Ao Sr. Otavio Licht - dos geólogos da UFPR" (esclareço que nessa lista de apoiadores não consta nenhum professor) na qual me acusam de preconceituoso com relação a classe social, gênero, etnia e religião. Quanto a essas acusações só me resta rir, já que são flagrantes delírios.
As postagens do meu blog são a expressão de minhas idéias e o considero um fórum adequado para contestações ou concordâncias, como um canal livre e democrático. Quem não concordar com os conteúdos aqui postados, que deixe seu comentário no espaço adequado no próprio blog e eu responderei se achar conveniente e possível. Nunca bloqueei a possibilidade de que qualquer pessoa deixe aqui a sua opinião, contrária ou favorável, desde que o autor se identifique claramente sem se esconder sob apelidos ou codinomes e que a postagem não contenha ofensas pessoais ou de conteúdo imoral, amoral ou antiético - nesses casos os comentários serão sumariamente eliminados. A propósito, constatei que até agora há dois comentários favoráveis e nenhum contrário, e apenas uma enxurrada de votos avaliando a minha postagem como Fraca.
O caminho da ciência é longo e muito tortuoso, cheio de obstáculos e de dúvidas, pois está baseado em fatos sujeitos a aperfeiçoamentos e alicerçado na incerteza e no questionamento constante das conclusões obtidas. Somente com a clara convicção dessas limitações é que o conhecimento científico progride. Assim, reafirmo minha firme convicção de que cientistas livres das barreiras e dos limites impostos pelas religiões, são mais isentos para aprofundar e consolidar o conhecimento científico.
Por outro lado, reafirmo minha concepção de que, se alguém por uma opção individual, acreditar nos princípios e em dogmas religiosos não deve minimamente pensar em duvidar deles ou questioná-los, pois esse é o sólido embasamento sobre o qual repousam todas as religiões.
Reafirmo minha forte convicção de que a crença e fé religiosas são opções individuais inquestionáveis e que devem ser garantidas a qualquer um, em qualquer situação e a qualquer custo, assim como a opção individual de não ter nenhuma crença ou fé religiosas. Essas opções pessoais não devem sofrer ameaças de qualquer natureza. Para que fique bem claro, eu expus a minha, mas NUNCA QUESTIONEI A OPÇÃO RELIGIOSA E A CONCEPÇÃO DA EXISTÊNCIA OU INEXISTÊNCIA DE DEUS OU DE DIVINDADES DE QUEM QUER QUE SEJA.
Isto posto, reafirmo minha firme convicção de que a mistura da ciência com a fé religiosa é indesejável, por delimitar o avanço e impedir o aprofundamento dos limites da investigação científica.
Considero que esse tema é importante, instigador, provocador, relevante, esclarecedor e revelador já que expõe as variadas concepções que geólogos têm quanto a criação do universo, a formação de nosso planeta, os processos geológicos relacionados com a dinâmica interna e externa, a evolução, a transformação, a ciclagem, a especiação e a migração dos elementos químicos, a radioatividade e as idades absolutas, os princípios básicos e fundamentais da geologia como o uniformitarismo e a deriva continental, enfim todas as relações de causa-e-efeito que ocorrem nessa fina e sensível teia que interconecta todos os componentes desse sistema complexo que é nosso Planeta. Tudo isso tão desconhecido... !