quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Augusto Gansser-Biaggi, o Pai do Himalaia

Augusto Gansser-Biaggi nasceu em Milão em 1910. Em 1936 graduou-se em Geologia pela Universidade de Zurique, mas com 24 anos e antes de sua graduação já participava de uma expedição à Groenlândia. No ano de sua graduação, participou da primeira expedição suiça ao Himalaia e ao Tibet e em seguida participou de diversas expedições científicas aos Andes, ao Ártico canadense, Urais, Patagonia, Antartida e Oriente Médio, Afeganistão e Roraima. 
 
Em 1958, o Prof Gansser foi convidado para assumir a Chefia da secção de Geologia do Instotuto Federal de Tecnologia e a Universidade de Zurique. Participou de outras expedições ao Himalaia, Pakistão, Ladakh, Nepal, Tibet e especialmente Butão.
Os resultados de suas pesquisas foram objeto de inúmeras publicações. Recebeu a Patron's Medal of the Royal Geographical Society London pela publicação do livro Geology of the Himalaya.
Entre as muitas honrarias que recebeu, provavelmente a mais importante, foi o título de "Baba Himalaya" (pai do Himalaya) concedido pela Universidade de Peshawar, Paquistão.
Morreu aos 101 anos, em 12 de Janeiro de 2012, em Lugano, Italia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário