sábado, 3 de setembro de 2011

The Ig Nobel Prizes

"Last, but not least, there are the Ig Nobel awards. These come with little cash, but much cachet, and reward those research projects that 'first make people laugh, and then make them think."
Essa foi a referência elogiosa do clássico e respeita-do periódico científico Nature ao evento de premiação anual que celebra, desde 1991, as pesquisas insólitas que refletem o interesse das pessoas pela ciência, medicina, literatura, paz e tecnologia.

Selecionei alguns dos medalhistas Ig Nobel entre as dezenas de espetaculares descobertas científicas e inventos que mostram a enorme capacidade do ócio criativo.
 
1991 - Química  – Jacques Beneviste, um dedicado e prolífico correspondente de Nature, pelo seu persistente pesquisa e descoberta de que a água, H2O, é um liquido inteligente e por demonstrar que a água é capaz de lembrar eventos e fatos mesmo depois que esses fatos se esvaneceram.
1992 - Arqueologia – Eclaireurs de France (uma organização de escoteiros da França), removedores de grafitti, por danificar as pinturas rupestres  de dois bisões na Caverna de Mayriére, próximo da vila de Bruniquel, França.
1992 - Literatura – Yuri Struchkov, um frenético autor do Institute of Organoelements Compounds de Moscow, pelos 948 artigos científicos publicados entre 1981 e 1990, o que dá uma média de um artigo a cada 3,9 dias.
1992 - Medicina – F. Kanda, E. Yagi, M. Fukuda, K. Nakajima, T. Ohta, e O. Nakata do Shideido Research Center de Yokohama, pela sua pesquisa pioneira "Elucidation of Chemical Compounds Responsible for Foot Malodour," (Elucidação dos Compostos Quimicos Responsáveis pelo Chulé) especialmente por sua conclusão de que pessoas que pensam que têm chulé estão certas, e aquelas que acham que não têm, também estão.
1993 - Literatura – T. Morrison,E. Topol, R. Califf, F. Van de Werf, P. W. Armstrong, e seus 972 co-autores, por publicar um artigo de pesquisa médica que tem 100 vezes mais autores do que páginas. Os co-autores são dos seguintes países Australia, Bélgica, Canada, França, Alemanha, Irlanda, Israel, Luxemburgo, Holanda, Nova Zelândia, Polônia, Espanha, Suiça, Reino Unido e Estados Unidos.
1993 - Nutrição – John Martinez da J. Martinez & Company, Atlanta, pelo Luak Coffee o café mais caro do mundo que é feito com grãos de cafe ingeridos e excretados pelo luak, um mamífero nativo da Indonésia.
1993 - Medicina – James F. Nolan, Thomas J. Stillwell, e John P. Sands, Jr., médicos piedosos do Department of Urology, Naval Hospital, San Diego, California,  pelo seu relatório de pesquisa "Acute Management of the Zipper-Entrapped Penis" (Solução da Crise do Pênis Preso no Zipper).
1993 - Paz – Pepsi-Cola Company das Filipinas, por patrocinar um concurso para criar um milionário e anunciar um número vencedor errado, e assim incitando 800.000 furiosos concorrentes e unindo, pela primeira vez na história da Filipinas, diversas façções em guerra.
1994 - Matemática - Igreja Batista do Alabama,  mensuradora da moralidade, por sua estimativa condado a condado de quantos cidadãos do Alabama iriam para o inferno se não redimissem seus pecados
1997 - Entomologia - Mark Hostetler da Universidade da Florida por seu livro, That Gunk on Your Car, (ISBN 978-0-89815-961-5) que identifica os insetos esborrachados nos parabrisas dos automóveis.
1999 - Educação da Ciência – Ao Conselho de Educação do Estado do Kansas e ao Conselho de Educação do Estado do Colorado, USA por ordenar que as crianças não devem acreditar na teoria da evolução de Darwin, na teoria da gravitação de Newton, na teoria do eletromagnetismo de Faraday e Maxwell e na teoria que germes provocam doenças de Pasteur .
2002 - Medicina -  Peter Brass da Universidade McGill, Canada pelo seu artigo médico de grande impacto "Injuries Due to Falling Coconuts" (Danos provocados pela queda de cocos)
2005 - Paz - Claire Rind e Peter Simmons da Universidade de Newcastle, pelo monitoramento da atividade elétrica das células cerebrais de gafanhotos, enquanto o animal observava cenas selecionadas do filme Guerra nas Estrelas.
2007 - Aviação - Patricia V. Agostino, Santiago A. Plano e Diego A. Golombek, pela descoberta de que hamsters se recuperam mais rapidamente do jetlag se ingerirem Viagra.
2008 - Química - Sheree Umpierre, Joseph Hill, e Deborah Anderson, por descobrirem que Coca Cola é um eficiente espercimida e para C.Y. Hong, C.C. Shieh, P. Wu, e B.N. Chiang que acidentalmente provaram o contrário.
2009 - Biologia - Fumiaki Taguchi, Song Guofu, e Zhang Guanglei da Universidade Kitasato, Escola de Ciências Médicas de Sagamihara, Japão, por demonstrarem que os resíduos de cozinha podem ser reduzidos em mais de 90% se forem misturados a bactérias extraídas das fezes de pandas gigantes.
2010 - Química - Eric Adams, Scott Socolofsky, Stephen Masutani e a British Petroleum por contariar o antiga crença que petróleo e água não se misturam.
2010 - Gestão de Pessoal - Alessandro Pluchino, Andrea Rapisarda, e Cesare Garofalo da Universidade de Catania, Italia, por demonstarem matematicamente que as empresas tornam-se mais eficientes se os funcionários a serem promovidos forem selecionados aleatoriamente.
2010 - Engenharia - Karina Acevedo-Whitehouse  e Agnes Rocha-Gosselin da Zoological Society of London, UK, e Diane Gendron do Instituto Politecnico Nacional, Baja California Sur, Mexico, por aperfeiçoarem o método de coleta do ranho de baleia, usando um helicóptero com controle remoto.
Em 29 de Outubro de 2011, será realizada a 21 Cerimônia Anual do Prêmio Ig Nobel no Teatro Sander da Universidade de Harvard (foto ao lado) que é patrocinada pelas seguintes instituições Harvard-Radcliffe Society of Physics Students, a Harvard-Radcliffe Science Fiction Association, e a Harvard Computer Society. As entradas para a cerimônia já estão à venda em https://www.boxoffice.harvard.edu/online/default.asp

Fontes: http://improbable.com/ig/ig-pastwinners.html
http://improbable.com/ig/2011/
http://www.fas.harvard.edu/~memhall/sanders.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário