domingo, 29 de maio de 2011

Técnicas geoquímicas em perícias forenses

Dentre as aplicações das técnicas gequímicas, a perícia forense é sem dúvida uma das mais instigantes. Encontrar evidências e rastros que levem a localização da vítima e à prisão e punição dos culpados é algo que prende a atenção nos seriados C.S.I. (Crime Scene Investigation).  O breve resumo abaixo mostra a eficiência das técnicas geoquímicas nas pesquisas realizadas na Bolívia para identificar o local e recuperar os restos mortais do grupo de Che Guevara.
Após sua captura em 8 de outubro de 1967, os sobreviventes do grupo guerrilheiro de Che Guevara foram levados para a base de operações do exército boliviano, no campo de pouso de Vallegrande no sudeste da Bolívia. Após as torturas de praxe, foram executados e o destino dos corpos permaneceu uma incógnita até 1995, quando o general boliviano aposentado Mario Vargas Salinas concedeu uma reportagem ao The New York Times dizendo que os corpos haviam sido sepultados ao lado da pista velha do aeroporto de Vallegrande. Em 1996, sucedendo uma equipe de arqueólogos argentinos que não havia sido bem sucedida, uma equipe de especialistas cubanos recebeu autorização do governo boliviano para continuar as buscas. A partir de informações históricas, os trabalhos de prospecção arqueológica começaram em janeiro de 1997 em 12 zonas totalizando 9.000 m² com escavações controladas a cada metro. Dentre as técnicas exploratórias utilizadas as determinações de fosfato e de pH foram as mais eficientes em virtude do contraste entre os solos da região e as possíveis anomalias geradas pela decomposição dos corpos. Os solos da região são pobres em fosfato e neutros a ligeiramente ácidos. Ao final, com a descoberta dos restos mortais foi comprovado que as anomalias de altos níveis de fosfato e de baixos valores de pH se restringiram à área ocupada pelos corpos que estavam amontoados em uma cova.
As técnicas geoquímicas foram ferramentas auxiliares importantes às técnicas geofísicas como o geo-radar na localização e recuperação dos restos mortais do grupo. A identificação de cada guerrilheiro inclusive de Che Guevara foi feita com base em análises forenses de radiografias dentais, superposição craneofotográfica e DNA.

Fonte:  
Roberto Rodriguez Suárez. Arqueologia de uma procura e de uma busca arqueológica: a história do achado dos restos de Che Guevara. Capítulo I, pg 29-51. In: Pedro Paulo A. Funari, Andrés Zarankin, José Alberioni dos Reis(org.) Arqueologia da repressão e da resistência na América latina na era das ditaduras (décadas de 1960 / 1980). São Paulo. Annablume. FAPESP 2008

domingo, 22 de maio de 2011

Agora foi o Grimsvotn

De novo, vulcanismo básico e explosivo, sim senhor !
O vulcão Grimsvotn localizado sob a Vatnajokull, a maior geleira da Europa,  no sudeste da Islândia entrou em erupção hoje, 22 de maio de 2011.
O modelo é o mesmo que o do Eyjafjallajokul: com o aquecimento, a geleira derreteu e a água penetrou por fissuras e atingiu o conduto. Com a interação água-magma, a erupção hidrovulcânica continental, fortemente explosiva emitiu uma coluna de cinza e vapor  que alcançou os 20.000 metros de altitude.

O geofísico Magnus Tumi Gudmundsson da Universi-dade da Islândia disse que essa foi a maior erupção do Grimsvotn nos últimos 100 anos muito maior e mais intensa que a do Eyjafjallajokull, que ocorreu em 2010.
As primeiras informações dizem que a cinza é mais grossa que a do Eyjafjallajokul e assim o impacto na Europa deve ser mais restrito e rápido.
Aproveite o mapa acima e veja no extremo sul da Islândia a localização do Surtsey, vulcão que deu o nome às erupções surtseyanas, também hidrovulcânicas, porém  submarinas.

Veja o histórico do primeiro dia da erupção em
http://www.nat.is/travelguideeng/plofin_grimsvotn_diaries.htm ,
a primeira filmagem aérea da erupção em
http://visir.is/section/MEDIA99&fileid=CLP4238
e a reportagem da Eurovisão em português em
http://www.youtube.com/watch?v=67jnYETI8xA

sábado, 21 de maio de 2011

E o mundo não acabou !

Escrevo essa postagem às 22:42 hs de 21 de Maio de 2011. Até esse momento o mundo não acabou, ou pelo menos não senti nada de indicasse tão terrível evento:  nenhum tremorzinho de terra, nenhuma dor de cabeça, nenhuma nuvem escura ou revoada desesperada de pássaros. Porém talvez algo tivesse acontecido e eu não tivesse sido avisado pelo Jornal Nacional da Rede Globo. Fiquei curioso e fui pesquisar com mais cuidado e descobri que hoje não seria o fim do mundo mas sim o dia do juízo final. Só depois de descobrir isso, consegui respirar aliviado.
Segundo o site http://law2.umkc.edu/faculty/projects/ftrials/scopes/ussher.html, há exatos 13.024 anos Deus teria criado Adão e Eva o que sugere que houve uma atualização da data desde o século XVII pois, consta que em 1642, Dr. John Lightfoot, vice Chanceler da Universidade de Cambridge, concluiu que a Terra foi criada no Domingo 12 de setembro de 3928 AC e que em 1658, o arcebispo irlandês, James Ussher, publicou seus cálculos nos Anais do Velho Testamento e da Origem do Mundo (figura ao lado) e definiu que a Terra foi criada no Domingo, 23 de outubro de 4004 AC, começando no por-do-sol do dia 22 (http://www.lhup.edu/~dsimanek/ussher.htm).

Mas, agora que tudo ficou devidamente esclarecido , e ainda estamos por aqui, fiquemos todos avisados de que o fim do mundo está marcado impreterivelmente para 11 de outubro de 2011, durante o XIII Congresso Brasileiro de Geoquímica.
Podemos até discutir se vale a pena continuar com toda aquela trabalheira de coletar amostras selecionadas, prepara-las criteriosamen-te, realizar análise geoquímica isotópica em laboratórios ultra limpos, calcular e desenhar isócronas, e  tudo mais. É mais uma razão para estarmos todos em Gramado, RS.
Leia as 10 maiores vigarices do gênero "fim do mundo" em http://astropt.org/blog/2011/05/27/10-previsoes-incriveis-sobre-o-fim-do-mundo/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+astropt%2FgzsD+%28Blog+de+Astronomia+do+astroPT%29

Sabedoria indígena

Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.
Ele disse:
-  Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós.
Um é Mau, é a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressen-timento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e egoísmo.
O outro é Bom, é alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, solidariedade e compaixão.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?
O velho índio respondeu:   
- Aquele que você alimenta!