segunda-feira, 27 de julho de 2009

Levantamento geoquímico sistemático do Brasil - é urgente !

Nas décadas de 1930 - 1960, diversos levantamentos geoquímicos foram realizados pelo mundo, especialmente na União Soviética, com o objetivo de localizar depósitos de metais ou bens minerais como Cu, Pb, Zn, Sn, W e Au. Me parece, porém, que os primeiros levantamentos geoquímicos regionais multimeios amostrais e multielementares foram realizados no início da década de 1970 pelo BRGM (Bureau des Recherches Geologiques et Miniéres), chamado de Inventário Mineiro nas regiões do Maciço Armoricano e no Maciço Central Francês. Esses levantamentos foram baseados na identificação e quantificação de minerais em concentrados de bateia e na análise geoquímica de amostras de aluviões.
Esse magnífico trabalho foi provocado por dois motivos. O primeiro deles foi a escassez das matérias primas minerais como fosfato, zinco e bauxita que colocou em risco toda base industrial dos países europeus. O segundo foi a certeza de que um levantamento geoquímico regional multielementar poderia contribuir de maneira decisiva para o encaminhamento da solução desse grave problema econômico.
Depois dele, o BRGM ampliou as áreas de abrangência do inventário e outros países como Finlândia, Suécia, Grâ Bretanha, Canadá, Costa Rica e China iniciaram seus levantamentos de reconhecimento geoquímico regional e multi-elementar. Além desses, todos os países europeus já concluiram seu trabalho.


Mapa de distribuição do Hg em sedimentos de drenagem composto por levantamentos executados pelos Serviços Geológicos dos países europeus seguindo padrão do IGCP-360

Um levantamento geoquímico regional multielementar é um trabalho tipicamente de governo por se tratar de conhecimento básico do território e por ter as mais diversas e abrangentes aplicações que vão desde o auxílio a cartografia geológica em regiões com escassez de afloramentos ou densa cobertura vegetal até a exploração de bens minerais, passando pelos diagnósticos ambientais, a fertilidade do solo e a geologia médica. Com os avanços tecnológicos nas técnicas analíticas, uma enorme quantidade de metais e semi-metais pode ser determinada com limites de detecção que alcançam partes por trilhão.
A delimitação de províncias geoquímicas ou de associações metálicas de amplitude regional ou até continental é um dos principais objetivos desse tipo de levantamento geoquímico. Só assim teremos bases de comparação dos gradientes e das variações de fundo geoquímico. As variações locais e de pequena amplitude se reduzem e se diluem em escala regional facilitando a elaboração de panoramas geoquímicos, o que não entra na cabeça de muitas pessoas procupadas apenas com as variações de pequena amplitude associadas a depósitos minerais ou fontes de poluição, sem entender que um levantamento regional precede o de detalhe. A seleção de áreas para a exploração mineral pelas empresas de exploração e mineração não pode ser baseada exclusivamente em mapas geológicos e levantamentos geofísicos. É necessário lembrar sempre que os processos mineralizadores são acima e antes de tudo processos e eventos geoquímicos. A exploração mineral moderna deve ser baseada na interpretação conjugada de multiplas fontes de dados como a geologia, a geoquímica a geofísica, imagens de sensores remotos.
Infelizmente, exceto os estados do Paraná e Rio de Janeiro e uma parte da Região Nordeste, nosso país permanece sem levantamentos geoquímicos multielementares que cubram sistematica e meticulosamente o seu território.


Mapa geoquímico do Pb (ppm) nos sedimentos ativos de drenagem do Estado do Paraná. Levantamento realizado pela Mineropar, EMATER-PR e CPRM seguindo os padrões do IGCP-360

Além dos resultados indiscutíveis que decorrem desses levantamentos, eles tem outras duas virtudes: exigem grande quantidade de profissionais de nível técnico e superior nos trabalhos de planejamento, coleta de amostras, análises químicas e interpretação e fundamentalmente contribuem para a organização e sistematização das atividades de exploração de um território.
Quando o Serviço Geológico do Brasil - CPRM começará a executar a cobertura geoquímica sistemática de nosso país ?



Um esboço/sugestão da localização de 3.870 estações de amostragem para o primeiro levantamento de reconhecimento geoquimico sistemático do Brasil

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lugares para conhecer antes de "bater as botas"

Muuuito bom, mesmo !
Esse site tem uma lista dos lugares que um geólogo tem que visitar antes de morrer.
Espero que dê tempo para visitar pelo menos a metade.
http://www.uc.edu/geology/geologylist/

Eletrodo de íon específico

Esse site contém um material excelente sobre eletrodos para determinação de íons específicos
http://www.nico2000.net/Book/Guide1.html

Inaugurando meu blog

Demorei a me decidir a fazer um blog mas hoje resolvi encarar.
Vou tentar ser disciplinado e escrever um texto por semana.
Apesar do título, não pretendo que os textos sejam muito sérios.
Quero postar assuntos variados relacionados com a geoquímica e que não cabem em artigos ou textos mais sérios.
Num canto da página vou colocar alguns links como laboratórios, universidades e livros eletrônicos ou em pdf, referências de artigos interessantes e claro, blogs com boa música que ninguem é de ferro.

Se for útil para alguém, ficarei muito satisfeito.
Se não for útil para ninguém, pelo menos vou me divertir.